Relatório Anual – 2014

Relatório Anual de Atividades 2014

PRESIDENTE
Com alegria apresento o sexto relatório anual de atividades da Obra Social Glorieux referente ao ano de 2014.
O AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros) concedido pelos bombeiros, finalmente foi liberado.
Uma profissional encaminhada via Prefeitura para realizar o serviço de limpeza da Instituição demorou ser encaminhado devido o fechamento dos convênios.
O programa 2º tempo funcionou durante todo o ano.
A sala de Informática para atender as exigências da parceria entre Obra Social Glorieux e SENAC foi adaptada para 20 alunos.
Em 2014, devido falta de recursos, o SENAC pode ministrar somente um curso de informática. Já para o ano de 2015 foram  previstos 04 cursos, manhã e tarde.
O projeto Esporte e vida: educação para a cidadania foi realizado com êxito. O projeto de judô e atendimento psicopedagógico via Fia (Fundo da criança e adolescente) será executado em 2015.
Para melhor funcionamento da Instituição, foram pensadas em 2014 algumas alterações para o ano de 2015. Assim ficou: Danilso Carlos Estevão como coordenador do setor gestão de projetos e captador de recursos, Vando Rosa de Mendonça, coordenador da Instituição e Heládio Firmino Rodrigues, vice.
Dois novos projetos foram aprovados, mas a execução dependerá da captação de recursos junto às empresas.  Até o momento presente o apoio financeiro e moral da Associação Glorieux têm sido muito importante para a Obra Social Glorieux. Recebemos uma ajuda financeira da fundação holandesa Brasil Op Weg. Durante todo o ano a Obra recebe mensalmente uma doação da financeira da APSA (Associação Pão de Santo Antônio de Belo Horizonte) e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Betim.
Com a aprovação da nova lei de Assistência Social que começou a vigorar em novembro de 2014, a contabilidade da Obra precisou ser adaptada às novas exigências legais.
Esperamos que a Instituição continue cumprindo a sua finalidade social no ano de 2015, aprimorando, renovando, ampliando e alcançando cada vez melhores resultados.
 
Antonius Johannes Maria Houdé
 
 
GESTOR
O ano de 2014 continuou sendo um ano significativo para a rotina da Obra Social por que nos fez visualizar mais possibilidades e alternativas para continuarmos existindo como Instituição Social. Mais uma vez nos proporcionou sermos criativos e empreendedores, na medida de nossas possibilidades, a fim de que pudéssemos continuar cumprindo sua missão.
Continuamos estendendo a possibilidade de conseguirmos mais doadores, possibilitamos a chegada novos parceiros, investimos nas festas beneficentes, em teatros e excursões. A quadra foi mais utilizada e mais pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a Instituição. Buscamos parcerias com a Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (CEAPA), que constantemente nos envia pessoas para fazer sua doação via compra de produtos de acordo com a nossa necessidade ou para prestação de serviços. O CESAM (Centro Salesiano do Menor) não mais foi prestou serviços durante o ano de 2014 como parceiro na capacitação de jovens aprendizes para o mercado de trabalho.
A esperança se renovou mais uma vez e perspectivas de possibilidades foram visualizadas e concretizadas. Dois projetos foram aprovados e com possibilidades de serem captados os recursos no período de dois (2) anos. Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã, pelo Ministérios dos Esportes, e o projeto aprovado na modalidade chancela via Fia (Fundo da Criança e Adolescente): Plantando a cidadania, cultivando o futuro.
Finalmente, após 2 anos de espera pelo recurso financeiro do projeto: Esporte e vida: educação para a cidadania aprovado pelo FIA (Fundo da Criança e Adolescente) será executado no período de seis (6) meses), em 2015.
Repensando a sua sustentabilidade e o treinamento constante na gestão da Instituição, em 2014, a Obra Social Glorieux ousou realizar durante todo o ano uma consultoria colaborativa com o intuito de treinar captadores de recursos para a mesma, com Hosana Cabral Santi, a qual foi muito positiva.
Danilso Carlos Estevão
 
 

1.   Dados Institucionais

Janeiro

  • Recesso das atividades.
  • Dia 28: Treinamento da brigada de incêndio na obra.
  • Dia 29: Reunião da Diretoria
  •  Adaptação do valor (R$ 40.000,00) captado para o projeto Esporte: foi adaptado aos R$ 40.000,00 via dedução imposto de renda, doado pela CEMIG.
  • Espera da contratação de um funcionário para o serviço de limpeza via Prefeitura.
  • Aguardo da implementação dos cursos Inglês aplicado aos serviços turísticos e informática ministrados via parceria com o SENAC.
  • Adaptações da sala de Informática: com teclados, mouses e monitores para concretização dos cursos.
  • Abertura da conta  do projeto: Plantando o futuro, cultivando a cidadania: no Banco Bradesco.0492-8.
  • Dia 02: Contratação de Vando Rosa Mendonça vice-coordenador e para serviços de manutenção.
  • Petição do curso de corte e costura: uma máquina Overlock, um provador de roupas e a revisão da mesa de corte.
  • Adaptação do orçamento de 2014.
  • Dia 22: início da consultoria colaborativa com Hosana Santi, da Fundamig (Federação mineira de fundações e Associações de direito privado)
  • Exigência dos bombeiros para vistoria: criação da brigada de incêndio.
  • Dia 28: treinamento da brigada de incêndio.
  • Elaboração do plano de atividades para o ano 2014.
 
Fevereiro
  • Dia 10: Assinatura do convênio de colaboração mútua entre o SENAC e a Obra Social Glorieux.
  • Dia 27: Assinatura do termo de compromisso do projeto Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã.

 

Março

  • Dia 06: Contratação de dois funcionários para o projeto Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã para as atividades de teakwondo e futsal.
  • Dia 18: Inicio das atividades do projeto Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã.

Abril

  • Dia 08: Reunião do Conselho Fiscal e 6ª Assembléia Geral Ordinária.
  • Prestação e aprovação de contas financeiras e do balanço patrimonial de 2013.
  • Aprovação do relatório anual das atividades do ano 2013 e da proposta das atividades para o ano de 2014.
  • Afastamento do quadro de associados de um associado e admissão de quatro novos associados.
  • Dia 14: Reunião da Diretoria.
  • Proposta para modificação do estatuto social da Obra para poder registrar a Instituição na SEDESE.

Maio

  • Convocação da Assembleia geral extraordinária para o dia 07 de maio  para votar as alterações do estatuto.
  • Dia 07: 2ª Assembleia geral extraordinária: aprovação das alterações estatutárias.
  • Dia 08: registro no cartório de Registro civil das pessoas jurídicas da comarca de Betim da Ata da 2ª Assembleia geral extraordinária das estatutárias.
  • Dia 20: Aprovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), com validade de 3 anos: até o dia 20 de maio de 2015.
  • Dia 28: Concessão do Atestado de cadastro de Entidades de Assistência Social pela Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social).
Junho
  • Dia 20: Encerramento das atividades do segundo semestre do Programa Segundo Tempo.

Julho                                                                                                        

  • Dia 17: Reunião da Diretoria e alguns pontos da pauta: Bom funcionamento do Projeto Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã.
  • Realização de campanha para se conseguir comprar mais quimonos para completar o uniforme de teakwondo.
  • Envio de novo projeto envio de novo projeto ao Ministério de Esporte.
  • Recesso das atividades no período da Copa do mundo.
  • Recontratação pela Prefeitura da colaboradora  Antônia no período de julho a dezembro do corrente ano.
  • Possíveis parcerias com a Prefeitura  local. Por meio da Secretaria de Assistência Social.
  • Fechamento da conta do Bradesco vinculada ao projeto: Esporte e vida: educação para a cidadania      abertura de nova conta no Banco do Brasil.
  • Término das atividades no mês de novembro.
  • Aprovação do relatório financeiro referente ao primeiro semestre.
  • Aprovação do regimento interno da Obra que contempla a questão das orientações quanto ao Abuso sexual de menores.
  • Agendamento do dia 18 de outubro para realização da Assembleia geral ordinária eletiva para renovar a Diretoria e o Conselho Fiscal.
  • Avaliação positiva da consultaria colaborativa de Hosana Cabral Santi.

Agosto:

  • Retorno das atividades.

Setembro

  • Inicio do curso de informática ministrado pelo SENAC.
  • Dia 25: Reunião da Diretoria.
  • Dia 15: Petição de desligamento via carta de Gerson Menezes Velloso da função de secretário e associado.
  • Encaminhados novos projetos ao Ministério de Esportes, com o tema: Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã e ao CMDCA “Cultivando a Cidadania, Plantando o Futuro”.

Outubro

  • Dia 18: 7ª Assembleia Geral Ordinária Eletiva: eleita para os próximos três anos a seguinte diretoria administrativa:
  • Presidente: Antonius Johannes Maria Houdé
  • Secretário: Vagner Xavier
  • Tesoureiro: Heládio Firmino Rodrigues
  • Conselho Fiscal:
  • Presidente: Geraldo Cristino de Assunção  
  • Membro: Amanda Almeida Mendes
  • Membro: Anivaldo Honorato
  •  Admissão de dois associados: Vagner Xavier Lopes e Anivaldo Honorato
  • Pierre Michel Goossens empossou a nova diretoria administrativa e o conselho fiscal.
  • Dia 20: Registro da ata da 7ª assembléia geral ordinária no cartório de registro civil das pessoas jurídicas da comarca de Betim.

Novembro

  • Dia 30: Termina o projeto Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã.

Dezembro

  • Férias das atividades.
2. Pessoal

2.1. Funcionários     

  • Danilso Carlos Estevão: Coordenador psicopedagógico.
  • Vando da Rosa Mendonça: Vice-coordenador.
  • Elisete Fernandes Queiroz: Auxiliar administrativo.
  • Rogério da Cunha Caldeira Brant: Professor de futsal
  • Jhulie Elen: Professor de Taekwondo

2.2. Voluntários

  • Maria de Fátima Rodrigues: ajuda em atividades esporádicas.
  • Heládio Firmino Rodrigues: Com Grupo de Renascimento, Projeto Crescer e atendimento psicológico.
  • Zelita José Ribeiro: ajuda semanal no serviço de limpeza durante o ano.
  • Eugênia Siqueira: ajuda semanal no serviço de limpeza durante o ano.
  • Hudson Márcio Alves de Castro: aulas de Judô.
  • Anderson Chaves: ajuda em elaboração de projetos.
  • Maria da Conceição Arruda do Nascimento: ajudas esporádicas nas festas beneficentes.
  • Naiara Cristina Gonçalves: ajuda esporádica em serviços de secretaria e festas beneficentes.
  • Geraldo Cristino de Assunção: ajuda esporádica em festas beneficentes.
  • Lécio Junio Mizael (voluntário de projetos)
  • Eliana Ramos: acupuntura
  • Daniela Chaves: acupuntura

2.3. Prestação de serviço autônomo

  • Lúcia Augusta de Resende: Psicóloga;
  • Solange Damião – Psicóloga.

3. MANUTENÇÃO, RENOVAÇÃO, INVESTIMENTOS.

  • Manutenção normal dos computadores e das máquinas de corte e costura, pintura da quadra, etc.
4. ATIVIDADES
Quadro demonstrativo
Nº  alunos por dia
Atendimento semanal
Atendimento mensal
Total anual
 
 
                                 Segundo Tempo – Manhã                     fevereiro – dezembro
 
 
60
60×5= 300
300×4=1200
1200×11=13.200
 
 
                               Segundo Tempo – Tarde fevereiro                         dezembro
 
 
80
80×5=400
400×4=1600
1600×11=17.600
 
 
193
Esporte: formação socioeducativa do cidadão do amanhã (Futsal e taekwondo)
 
 
 
 
                              193×4= 772                                772×4= 3.088                      3.088×11= 27.792
 
 
 
Informática
 
21
21×5= 126
126×4=504
504×3=1.512
 
 
 
Corte e costura
 
 
 
 
12
12×3=36
36×4=144
144×10=1.440
 
 
 
 
Nº  alunos
Atendimento semanal
Atendimento mensal
Total anual
 
 
Projeto Crer’ser             fevereiro –  dezembro
 
53
 
53
53×12=636
 
 
                                    Psicólogo I                        fevereiro – dezembro
 
 
 
5
5×1=5
5×4=20
20×11=220
 
 
 Psicólogo II                     fevereiro – dezembro
 
 
10                       10×1=10                                    10×4=40                              40×11=440
 
 
                                      Psicólogo II                         fevereiro – dezembro
 
 
5                            5×1=5                                     5×4=20                                 20×11=220
 
 
 
Psicopedagogia
 
 
 
 
4
4×1=4
4×4=16
16×11=172
 
 
 
 Reforço escolar
 
 
 
 
12
12×1=12
12×4= 48
48×10=120
 
 
Total
 
 
 455 atendidos
 1.801 vezes
 7.775 vezes
 58.282 vezes
 
 
 
Outras atividades
 
 
 
 
16 jogos por semana
Aluguel quadra (jogos)
 
800×12=9.600
 
 
 
320 (semanal)
320×4=1.280
1.280×12=15.360
 
 
Festas beneficentes 6
 
 (mais ou menos 144 pessoas nos eventos)
 
860 pessoas
 
 
Excursões 2
2 ônibus de 50=100
 
100 pessoas
 
 
Aluguel  solidários dos espaços 9
 
Foram 9 aluguéis anuais      
 
995 pessoas

 

Totalização das atividades oferecidas anuais

  1. Alunos do programa segundo tempo………………………………………………………………………………………..30.000
  2. Esporte: formação socioeducativa do cidadão do amanhã……………………………………………………………..27.79
  3. Conclusão de alunos dos cursos………………………………………………………………………………………………….2.952
  4. Atendimentos (psicológico, psicopedagógico e reforço escolar)………………………………………………………1.172
  5. Pessoas atendidas diretamente anualmente………………………………………………………………………………..61.916
  6. Pessoas atendidas indiretamente……………………………………………………………………………………………..185.745
 
 Totalização de atividades promovidas pela Instituição
  1. Aluguel da quadra………………………………………………………………………………….15.360 pessoas contempladas
  2. Festas beneficentes…………………………………………………………………………………860 pessoas contempladas
  3. Aluguel solidário dos espaços…………………………………………………………………..995 pessoas contempladas
  4. Excursões beneficentes……………………………………………………………………………100 pessoas contempladas

 Total ………………………………………………………………………………………………………………………………………….17.315

 

5. FINANÇAS

  • No ano 2014 foram gastos R$ 121.033,17(cento vinte e um mil trinta e três Reais e dez e sete centavos).
  • Entraram aproximadamente R$ 54.010,00 em receitas próprias como doações de particulares, campanhas, ajudas da Obra Social Santo Antônio, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e dos rendimentos bancários.
  • Através da Associação Glorieux chegou uma doação da Holanda de Brasil Op Weg de em total R$ 9.453,00 que está incluída nas doações da Associação Glorieux.
  • A Associação Glorieux doou RS 79.453,00 – RS 9.453,00 = 70.000,00.
  • Ingressos e gastos do projeto com o Ministério de esportes não estão incluídos, porque tem uma contabilidade e uma conta separada.
  • No dia 27 de dezembro entrou R$ 20.000,00 da Empresa Patrus Transporte para o projeto com o Ministério de Esporte no ano 2015 (Lei de Incentivo ao Esporte).
  •  Numa conta separada entrou no mês de dezembro R$ 12.000,00 para o projeto do CMDCA que será realizada no ano 2015.

6. Conclusão

Percebemos que em 2014, a Instituição continuou cumprindo sua missão, se adequou à nova realidade, dando continuidade, o cenário vivenciado possibilitou sermos criativos, empreendedores e constatou-se continuidade ao que fora iniciado nos anos anteriores. O leque de parceiros e doadores foi ampliado.  Aspiramos que para o ano de 2015 continuemos a dar grandes e bons resultados como ocorrido neste ano findado, mantendo sempre a seriedade, qualidade, compromisso e respeito com a comunidade atendida.