Histórico

A Obra Social Glorieux é Associação Civil, de direito privado, de caráter público, sem fins lucrativos. Começou a funcionar desde julho de 2003, inicialmente, como idealização da Congregação dos Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes. Em 2009, tornou-se uma Instituição independente, recebeu o título federal de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) nos termos da lei nº 9.790 de 23 de março de 1999, com Diretoria, Conselho Fiscal e Associados. No ano de  2011 obteve os títulos de  utilidade pública municipal e estadual. As leis que expressam tais reconhecimentos são as seguintes: Lei Municipal 5.134/11 e Lei Estadual 19.697/11.

O nome Obra Social Glorieux deve-se ao fato do sobrenome de Estêvão Modesto Glorieux (1830), pioneiro social belga e lutador incansável na erradicação da pobreza, que vislumbrou, no contexto da revolução industrial do continente europeu, a possibilidade de transformação e protagonismo social para promoção daquela população que sofria à época com o desemprego e a falta de perspectivas na vida.

A Organização Social tem como objetivo contribuir na formação humana através da capacitação para o mercado de trabalho por meio de oficinas profissionalizantes, de atividades esportivas e prevenção às drogas  de crianças, jovens e adultos. Ademais, valorizar a pessoa idosa, por meio de reflexões, ginástica e lazer, no intuito de elevar a auto-estima e cooperar/agregar aos valores familiares.

A escolha de sua localização justifica-se pela importância da Instituição na comunidade visto que tenta dar uma resposta à demanda existente, na área de lazer, esporte, formação humana, capacitação profissional, e na valorização do idoso. A característica predominante dos bairros contemplados (Jardim Alterosa 1ª e 2ª Seção, Cruzeiro do Sul, Itacolomi e Nossa Senhora de Fátima) é o de abrigar uma população vítima da exclusão social. Outra característica é a presença de condições de vulnerabilidade, sobretudo entre os jovens, tais como as drogas e a violência. Diante dessas situações, cremos que cabe a nós participarmos com a nossa parcela de contribuição, no sentido de minimizarmos os efeitos da vulnerabilidade social a que está sujeita esta população.

Desde o ano de 2009, a Instituição conta com parcerias com a  Prefeitura local por meio do envio de profissionais para execução de atividades tanto recreativas-desportivas como para concretização de cursos e atendimentos. Todas estas parcerias são importantes visto que são imprescindíveis para o bom andamento da Organização Social e mesmo por que a mesma acredita ser o trabalho parceiro o instrumento ideal e eficaz no enfrentamento dos problemas sociais no mundo contemporâneo. Está inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e tem representação nos conselhos municipais de educação e saúde. Ademais, tem representatividade no Coselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), como conselheira.