Presidente
Com alegria apresento o terceiro relatório anual de atividades da Obra Social Glorieux referente ao ano 2011.
As parcerias com a Prefeitura local continuaram em boa direção, havendo continuidade ao que fora iniciado nos anos anteriores.
A Instituição continuou funcionando com a ajuda de todo o pessoal envolvido, organizou e concretizou uma programação equilibrada e fundamentada nos princípios pedagógicos.
A rotina de reuniões não foi tão necessária entre todos os componentes, porém, foi necessária uma atenção maior quanto a organização das atividades e uma adequada utilização dos espaços disponíveis.
A ajuda da Prefeitura local foi muito importante no ano de 2011, bem como o apoio financeiro e moral da Associação Glorieux.
Apesar dos esforços de Ir. Anastasius van Wezenbeek na Holanda, as ajudas para a obra desde instituições de Holanda foram bastante menor que em outros anos. Somente entrou uma ajuda da Diocese de Roermond. A crise econômica é muito forte na Europa e tem conseqüências para as doações e o Brasil já não é visto como um país de extrema pobreza. Diante desta constatação, está cada vez mais difícil se conseguir ajuda financeira. É necessário ser feito um esforço maior para se conseguir subvenções/doações no Brasil.
Esperamos que a Instituição continue cumprindo a sua finalidade social no ano de 2012, aprimorando, ampliando e alcançando cada vez melhores Resultados.
Antonius Johanne Maria Houdé
Coordenador
O ano de 2011 continuou sendo um ano significativo para a rotina da Instituição haja vista nos proporcionou continuar caminhar com os parceiros, com o quadro de colaboradores e estender o público atendido, se mostrando um trabalho de grande importância como elemento agregador de valores, princípios, respeito e valorização à vida.
A Instituição continuou cumprindo a sua missão e apresentou bons Resultados quanto as atividades, à estrutura física e organização.
Aproveito o ensejo para expressar outra vez, minha gratidão a todos os envolvidos nesse trabalho no decorrer de todo esse processo de 2011. Reconheço-os todos como protagonistas e construtores da nossa história e aspiro que em 2012 possamos continuar unidos e atendendo com qualidade a demanda existente da população dos bairros contemplados e do seu entorno.
Danilso Carlos Estevão
1. DADOS INSTITUCIONAIS
Janeiro
Dia 23: Reunião da Diretoria;
- Petição de utilidade pública municipal encaminhada ao vereador Eutair dos Santos;
- Construção de cobertura entre a secretaria e a quadra esportiva;
- Amaury Felix (Professor de Educação Física) ficou responsável pelas atividades esportivas durante o tempo de não renovação contratual dos profissionais de esportes da Secretaria de Esportes (SEME);
- Início dos preparativos para a Assembléia Geral ordinária do dia 30 de abril;
- Aprovação do plano anual de atividades.
Fevereiro
Dia 7: Retorno parcial das atividades;
Abril
Dia 16: Edital de convocação da 2ª Assembléia Geral ordinária;
Dia 23: Reunião da Diretoria;
- Firmado contrato de comodato de imóvel entre a Obra Social Glorieux e a Escola Municipal Maria da Penha dos Santos Almeida com a finalidade de atender as atividades do Programa “Escola da Gente”, de 1º de fevereiro de 2011 a 31 de dezembro do mesmo ano;
- Aprovação de utilidade publica municipal pela câmara dos vereadores;
- Encaminhamento à Assembléia Legislativa de Minas Gerais da petição de utilidade pública estadual;
Dia 29: Reunião do conselho fiscal;
Dia 30: 2ª Assembléia geral ordinária.
- Prestação e aprovação de contas financeiras e do balanço patrimonial 2010;
- Aprovação do relatório anual das atividades do ano de 2010 e a proposta das atividades de 2011.
Julho
Dia 12: Nova inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social com validade indeterminada;
Dia 22: Reunião da diretoria;
- Concessão de utilidade pública municipal por meio da lei 5.134 do dia 29 de abril de 2011;
Dia 23:
- Festa julina com os usuários do Programa Saúde da Família para arrecadar fundos;
Dia 25:
- Retorno de colaboradores contratados pela ONG Griasc;
- Retorno das atividades dos profissionais da Secretaria de Esportes (SEME);
- Lecio Junio Mizael (Mestre de Taekwondo);
- Apresentação das finanças dos primeiros seis meses;
- Realização das oficinas “Viver e Aprender” desenvolvidas pela Superintendência Municipal de Antidrogas.
Agosto
Dia 1: Assembléia extraordinária para discutir e aprovar um acréscimo nos itens a e c do capítulo II – Finalidades do Estatuto para adequação das novas exigências do Estatuto da Criança e Adolescente;
Dia 02: 1ª assembléia geral extraordinária;
Dia 13: Festa da família com o objetivo de arrecadar fundos;
Dia 18: Atendimento fisioterápico (pareceria com a PUC).
Setembro
Dia 09: Rua de lazer.
Outubro
Dia 22: Reunião da Diretoria;
- Concessão de utilidade pública estadual por meio da lei 19.697 de 03 de outubro, publicada em 04 de outubro de 2011;
- Solicitação de alvará de localização e funcionamento;
- Mudanças no pessoal;
- Envio de projeto ao Banco Itaú;
- Apresentado e aprovado orçamento para 2012;
- Preparação para a Assembléia de eleição em janeiro de 2012.
2. Pessoal
2.1
Funcionários
- Danilso Carlos Estevão: coordenador psicopedagógico;
- Elisete Fernandes Queiroz: auxiliar administrativo.
2.2. Voluntários
- Aidê Meireles: ajuda semanal no serviço geral de limpeza durante o ano;
- Maria de Lourdes Pereira Silva: ajuda semanal no serviço geral de limpeza durante o ano;
- Maria Gildvânia Pereira: ajuda semanal no serviço geral de limpeza durante o ano;
- Maria de Fátima Rodrigues: ajuda em atividades esporádicas;
- Maria Floripes de Carvalho Gomes: monitora do curso de corte e costura durante o ano;
- Heládio Firmino Rodrigues (psicólogo): terapia de grupo;
- Zelita José Ribeiro: ajuda semanal no serviço geral de limpeza durante o ano;
- Maria Batista de Souza: ajuda semanal no serviço geral de limpeza durante o ano.
2.3. Prestação de serviço autônomo
- Lúcia Augusta de Resende: psicóloga;
- Maria Floripes de Carvalho Gomes: instrutora do curso corte e costura;
- Bruno Henrique Mello Mendanha: monitor do curso de informática;
- Edicléia Oliveira Nascimento: instrutora do curso de manicura.
2.4. Seme (Secretaria Municipal de Esportes)
- Cleudei Rodrigues Lima: (contra-mestre de capoeira);
- Jackson Faustino Ferreira (professor de educação física);
- Lecio Junio M. Mizael (mestre de taekwondo – faixa preta).
2.5. Superintendência municipal de antidrogas
- Jean de Oliveira Rosa: educador social;
- Jacqueline Aparecida do Nascimento Valadares: instrutora do curso de informática;
- Maria Francisca Alves: serviço de limpeza;
- Patrícia Ivana Ferreira Rodrigues: monitora do curso de informática;
- Clarete Gonçalves Jeremias: Instrutora do curso de pintura em tecido.
2.6. Projeto Escola da Gente
- Claudiana Lourenço dos Santos;
- Waltair Gonçalves de Oliveira;
- Franciele Aparecida da Silva Souza;
- Guilherme Caminha Matias.
2.7 Ong ABAS
- Kelle Cristina Diniz Dornelas: Reforço escolar.
2.8 Desligamentos
- Jacqueline Aparecida do Nascimento Valadares.
3. Manutenção, renovação, investimento
- Manutenção normal dos computadores e das maquinas de corte e costura;
- Instalação de cobertura entre a secretaria e a quadra esportiva.
4. Atividades
4.1. Atividades esportivas e maciais
4.1.1
Capoeira: 40 alunos com Cleudei Rodrigues Lima.
Relevância: A capoeira, entendida como uma manifestação surgida no seio do desenvolvimento da sociedade brasileira torna-se um instrumento riquíssimo para se usar em objetivos centrados na perspectiva de transformação social. Pela sua rica história de luta e de gestos, uma excelente forma de promover a leitura histórica da realidade brasileira, assim como, transparecer os valores éticos e morais vividos através de uma prática que tem como sinônimo, resistência e vitória.
Conteúdo das aulas: Alongamento, aquecimento, movimentação da capoeira, aulas de musicalidade da capoeira.
4.1.2
Futsal e voleibol
- 20 alunos com Jackson Faustino Ferreira;
- 55 alunos com Jackson Faustino Ferreira;
Futsal
Conteúdo: Treinamento dos fundamentos de domínio, controle, condução, chute, cabeceio, passe, drible, finta, marcação, antecipação, proteção da bola, técnicas e táticas ofensivas e defensivas na modalidade.
Relevância: O futsal tem uma formação básica, desenvolvendo as habilidades físico-mentais: consciência corporal, coordenação, flexibilidade, ritmo, agilidade, equilíbrio, percepção espaço-temporal e descontração. A tática esportiva utilizada principalmente no futsal esta ligada à capacidade cognitiva, técnica adquirida e capacidade psicofísica, estando voltada para uma aprendizagem ideal em competições, mobilizando todo o potencial individual que cada praticante possui.
Voleibol
Conteúdo: Treinamento de um conjunto de seis habilidades básicas. São elas: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no esporte.
Relevância: Leia-se as mesmas propriedades acerca do desenvolvimento físico, psicológico, além de fatores social e do desenvolvimento humano da modalidade de futsal.
4.1.3
Taekwondo: 30 alunos com Lecio Junio M. Mizael.
Resultados: Melhora na disciplina escolar, no comportamento, atenção e harmonização do ser.
Participações: Em campeonatos locais, regionais e estaduais. Ganhadores da taça Betim.
Total de alunos das atividades esportivas ………………………………………………………………. 145
Havia mais inscrições para serem realizadas, porém por falta de horário e outros motivos nem todas as inscrições puderam ser atendidas e/ou aceitas.
5. OUTRAS ATIVIDADES
5.1
Oficinas “Viver e Aprender”: Realizadas pela Superintendência Antidrogas: 200 pessoas.
Público alvo: todos os usuários da Instituição, com exceção do Programa Escola da Gente. Pelo fato de tais oficinas serem desenvolvidas pela Superintendência dentro do próprio espaço escolar de forma conjunta com várias escolas.
Relevância: trabalho de prevenção ao uso e abuso de drogas, oficinas lúdicas e interativas.
5.2 Break Dance: Glaydson Souza Fernandes atendeu 25 pessoas.
Definição: O Break Dance é um estilo de dança característica das periferias e faz parte do movimento Hip Hop, através da dança, esses jovens se tornam ativos na comunidade onde vivem, além de se manterem integrados com jovens de outras cidades e estados, enriquecendo seu conhecimento cultural.
Público alvo: adolescentes, jovens e adultos.
Relevância: Cultivo da amizade, integração, conhecimento cultural e trocas de experiências como forma de estímulo na perseverança dos objetivos.
Total de alunos de outras atividades………………………………………………………………………..225
6. CURSOS
6.1
Corte e costura: 65 alunas atendidas em turmas diversas com a instrutora Maria Floripes de Carvalho Gomes.
Conteúdo: Medidas, molde, modelagem, franzir, corte, corte e costura.
Relevância: Autonomia, melhora da auto-estima, ajuda no orçamento familiar.
6.2. Informática
- 19 alunos com o monitor Bruno Henrique Mello Mendanha.
- 21 alunos com a monitora Jacqueline Aparecida do Nascimento Valadares.
- 15 alunos Patrícia Ivana Ferreira Rodrigues.
Contéudo: Introdução à informática, digitação, windows, word, excel, power point e internet.
Relevância: Conhecimento e domínio das tendências digitais como ferramentas para melhor inserção no mercado de trabalho e mundo informatizado.
6.3 . Pintura em tecido: 10 alunas com a instrutora Clarete Gonçalves Jeremias.
Conteúdo: Pintura em tecidos esquematizada. A metodologia de ensino se dá a partir do desejo de cada pessoa.
Relevância: Autonomia, melhora da auto-estima, distração, terapia, socialização, ajuda no orçamento familiar.
6.4. Manicure: 60 alunas com a instrutora Edicléia Oliveira Nascimento.
Conteúdo: Dicas relevantes para facilitar a vida da manicura, higienização, postura, maneiras de atender bem a cliente, manicure passo a passo, pedicure passo a passo, tendências de esmalte, decorações.
Relevância: Profissão autônoma, dependência financeira, renda extra.
Total de alunos dos cursos………………………………………………………………………………….190
Havia mais inscrições, mas devido o horário ou outros motivos, muitas pessoas não começaram. Várias alunas por razões diversas (trabalho, família, etc.) não concluíram o curso. Para melhorar o aproveitamento dos cursos e diminuir a evasão foi introduzida uma entrevista com cada pessoa inscrita antes do início do curso. Com tal procedimento tem se constatado um Resultado positivo evidenciando a presença de quase todos os alunos até o fim do curso.
7. ATENDIMENTOS
7.1. Psicossocial
7.1.1. Psicologia: Lúcia Augusta de Resende atendeu 40 pessoas.
Público: O trabalho psicológico tem sido realizado com crianças, adolescentes e adultos de diversas faixas etárias, para a promoção da saúde mental (depressão, ansiedade, fobias, transtornos do comportamento, etc.) e emocional dos grupos, indivíduos e/ou família.
Relevância: Percebe-se que o diagnóstico psicológico, a avaliação e a intervenção tornam-se relevantes para o tratamento. O processo diagnóstico é estruturado de acordo com a demanda, desde o primeiro contato com o paciente e/ou família até o desligamento. Portanto é fundamental a atuação do psicólogo junto ao paciente e/ou família, para a compreensão, prevenção e enfrentamento mentais e afetivos.
7.1.2. Psicopedagogia: Danilso Carlos Estevão atendeu 1 pessoa.
Público: Crianças e adolescentes com diversificadas dificuldades de aprendizagem.
Método utilizado: O trabalho clínico é realizado uma vez na semana, durante 40 minutos, num primeiro momento há a entrevista com os pais, em seguida há o atendimento no sentido de se realizar o diagnóstico para melhor se compreender o contexto da dificuldade da criança; fechado o diagnóstico é feita a devolutiva aos pais, e, os mesmos, aceitando a continuidade do trabalho pelo profissional, a partir de então serão trabalhadas as deficiências constadas. A duração do trabalho dependerá não tempo limitado.
Relevância: Melhora da auto-estima, autonomia de pensamento, melhora do desejo de aprender.
7.1.3. Reforço escolar: Kelle Cristina Diniz Dornelas atendeu 14 alunos.
Método utilizado: O trabalho é realizado de modo acompanhado, a profissional trabalha a partir da demanda de dificuldade apresentada no relatório encaminhado pela escola. A criança permanece no atendimento o tempo que for necessário.
Relevância: Melhora na aprendizagem, da auto-estima.
7.1.4. Terapia em grupo: Heládio Firmino Rodrigues trabalhou com um grupo de 16 participantes.
Público: Jovens e adultos, geralmente do gênero feminino, do lar.
Método utilizado: Intervenção grupal.
Relevância: Socialização dos conflitos internos e externos, amenização dos conflitos familiares.
7.2 Educação
7.2.1 Escola da Gente: 325 alunos atendidos.
Atividades: Atividades esportivas de quadra, recreação, dança, letramento.
Relevância: Melhora da disciplina, do aprendizado, inclusão social, autonomia para a família, principalmente a mãe trabalhar fora do lar.
7.3 Saúde
7.3.1 PSF (Programa saúda da família): PSF Cruzeiro do sul: Dr. Luis Antonio, enfermeiros, fisioterapeuta e agentes de saúde atenderam em torno de 60 pessoas.
Metodologia do atendimento: Consiste em aferição de pressão, controle da saúde e encaminhamentos médicos.
7.3.2 Fisioterapia: As estagiárias de Fisioterapia da Puc: Hernana Rafaela de Camargos Carneiro e Michelle Alcântara Chaves Bittencourt atenderam 6 pessoas.
Público alvo: Crianças, adolescentes e adultos.
Relevância: A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.
Total de alunos dos atendimentos…….……………………………………………………………….462
8. EVENTOS
Total de pessoas atendidas nas duas ruas de lazer e Eventos……………………………………..2000
Aluguéis (Salão e quadra)…………………………………………………………………………………3600
Total de atendimentos:
Diretamente………………………………………………………………………………………………… 6662
Indiretamente……………………………………………………………………………………………..26488
9. FINANÇAS
- No ano de 2011 foi gasto aproximadamente R$ 83.375,00 (oitenta e três mil e trezentos e setenta e cinco reais);
- Entraram aproximadamente R$ 19.00,00 em receitas próprias como contribuições dos cursos, utilização da quadra, do salão e campanhas;
- Através da Associação Glorieux chegou uma doação da Holanda de aproximadamente 11.000,00 Reais
- A Associação Glorieux doou o restante, R$ 53.375,00.
10. CONCLUSÃO
Percebemos que em 2011 a organização social manteve seu padrão de qualidade em atendimento, dando continuidade ao que fora iniciado no ano anterior. Não obstante, houve ajustes do pessoal interno e desligamentos de colaboradores nas parcerias. Elevou-se consideravelmente o número de atendimentos, mas foi mantida bem como o profissionalismo das pessoas envolvidas com a instituição. Aspiramos que no próximo ano continuemos a dar bons Resultados como os ocorridos no ano findado. Esperamos continuar mantendo a seriedade, a qualidade, o compromisso e o respeito com a comunidade atendida, e que acima de tudo possamos cumprir a missão a qual nos propusemos.