Relatório Anual de Atividades 2014
1. Dados Institucionais
Janeiro
- Recesso das atividades.
- Dia 28: Treinamento da brigada de incêndio na obra.
- Dia 29: Reunião da Diretoria
- Adaptação do valor (R$ 40.000,00) captado para o projeto Esporte: foi adaptado aos R$ 40.000,00 via dedução imposto de renda, doado pela CEMIG.
- Espera da contratação de um funcionário para o serviço de limpeza via Prefeitura.
- Aguardo da implementação dos cursos Inglês aplicado aos serviços turísticos e informática ministrados via parceria com o SENAC.
- Adaptações da sala de Informática: com teclados, mouses e monitores para concretização dos cursos.
- Abertura da conta do projeto: Plantando o futuro, cultivando a cidadania: no Banco Bradesco.0492-8.
- Dia 02: Contratação de Vando Rosa Mendonça vice-coordenador e para serviços de manutenção.
- Petição do curso de corte e costura: uma máquina Overlock, um provador de roupas e a revisão da mesa de corte.
- Adaptação do orçamento de 2014.
- Dia 22: início da consultoria colaborativa com Hosana Santi, da Fundamig (Federação mineira de fundações e Associações de direito privado)
- Exigência dos bombeiros para vistoria: criação da brigada de incêndio.
- Dia 28: treinamento da brigada de incêndio.
- Elaboração do plano de atividades para o ano 2014.
- Dia 10: Assinatura do convênio de colaboração mútua entre o SENAC e a Obra Social Glorieux.
- Dia 27: Assinatura do termo de compromisso do projeto Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã.
Março
- Dia 06: Contratação de dois funcionários para o projeto Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã para as atividades de teakwondo e futsal.
- Dia 18: Inicio das atividades do projeto Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã.
Abril
- Dia 08: Reunião do Conselho Fiscal e 6ª Assembléia Geral Ordinária.
- Prestação e aprovação de contas financeiras e do balanço patrimonial de 2013.
- Aprovação do relatório anual das atividades do ano 2013 e da proposta das atividades para o ano de 2014.
- Afastamento do quadro de associados de um associado e admissão de quatro novos associados.
- Dia 14: Reunião da Diretoria.
- Proposta para modificação do estatuto social da Obra para poder registrar a Instituição na SEDESE.
Maio
- Convocação da Assembleia geral extraordinária para o dia 07 de maio para votar as alterações do estatuto.
- Dia 07: 2ª Assembleia geral extraordinária: aprovação das alterações estatutárias.
- Dia 08: registro no cartório de Registro civil das pessoas jurídicas da comarca de Betim da Ata da 2ª Assembleia geral extraordinária das estatutárias.
- Dia 20: Aprovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), com validade de 3 anos: até o dia 20 de maio de 2015.
- Dia 28: Concessão do Atestado de cadastro de Entidades de Assistência Social pela Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social).
- Dia 20: Encerramento das atividades do segundo semestre do Programa Segundo Tempo.
Julho
- Dia 17: Reunião da Diretoria e alguns pontos da pauta: Bom funcionamento do Projeto Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã.
- Realização de campanha para se conseguir comprar mais quimonos para completar o uniforme de teakwondo.
- Envio de novo projeto envio de novo projeto ao Ministério de Esporte.
- Recesso das atividades no período da Copa do mundo.
- Recontratação pela Prefeitura da colaboradora Antônia no período de julho a dezembro do corrente ano.
- Possíveis parcerias com a Prefeitura local. Por meio da Secretaria de Assistência Social.
- Fechamento da conta do Bradesco vinculada ao projeto: Esporte e vida: educação para a cidadania abertura de nova conta no Banco do Brasil.
- Término das atividades no mês de novembro.
- Aprovação do relatório financeiro referente ao primeiro semestre.
- Aprovação do regimento interno da Obra que contempla a questão das orientações quanto ao Abuso sexual de menores.
- Agendamento do dia 18 de outubro para realização da Assembleia geral ordinária eletiva para renovar a Diretoria e o Conselho Fiscal.
- Avaliação positiva da consultaria colaborativa de Hosana Cabral Santi.
Agosto:
- Retorno das atividades.
Setembro
- Inicio do curso de informática ministrado pelo SENAC.
- Dia 25: Reunião da Diretoria.
- Dia 15: Petição de desligamento via carta de Gerson Menezes Velloso da função de secretário e associado.
- Encaminhados novos projetos ao Ministério de Esportes, com o tema: Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã e ao CMDCA “Cultivando a Cidadania, Plantando o Futuro”.
Outubro
- Dia 18: 7ª Assembleia Geral Ordinária Eletiva: eleita para os próximos três anos a seguinte diretoria administrativa:
- Presidente: Antonius Johannes Maria Houdé
- Secretário: Vagner Xavier
- Tesoureiro: Heládio Firmino Rodrigues
- Conselho Fiscal:
- Presidente: Geraldo Cristino de Assunção
- Membro: Amanda Almeida Mendes
- Membro: Anivaldo Honorato
- Admissão de dois associados: Vagner Xavier Lopes e Anivaldo Honorato
- Pierre Michel Goossens empossou a nova diretoria administrativa e o conselho fiscal.
- Dia 20: Registro da ata da 7ª assembléia geral ordinária no cartório de registro civil das pessoas jurídicas da comarca de Betim.
Novembro
- Dia 30: Termina o projeto Esporte: Formação socioeducativa do cidadão do amanhã.
Dezembro
- Férias das atividades.
2.1. Funcionários
- Danilso Carlos Estevão: Coordenador psicopedagógico.
- Vando da Rosa Mendonça: Vice-coordenador.
- Elisete Fernandes Queiroz: Auxiliar administrativo.
- Rogério da Cunha Caldeira Brant: Professor de futsal
- Jhulie Elen: Professor de Taekwondo
2.2. Voluntários
- Maria de Fátima Rodrigues: ajuda em atividades esporádicas.
- Heládio Firmino Rodrigues: Com Grupo de Renascimento, Projeto Crescer e atendimento psicológico.
- Zelita José Ribeiro: ajuda semanal no serviço de limpeza durante o ano.
- Eugênia Siqueira: ajuda semanal no serviço de limpeza durante o ano.
- Hudson Márcio Alves de Castro: aulas de Judô.
- Anderson Chaves: ajuda em elaboração de projetos.
- Maria da Conceição Arruda do Nascimento: ajudas esporádicas nas festas beneficentes.
- Naiara Cristina Gonçalves: ajuda esporádica em serviços de secretaria e festas beneficentes.
- Geraldo Cristino de Assunção: ajuda esporádica em festas beneficentes.
- Lécio Junio Mizael (voluntário de projetos)
- Eliana Ramos: acupuntura
- Daniela Chaves: acupuntura
2.3. Prestação de serviço autônomo
- Lúcia Augusta de Resende: Psicóloga;
- Solange Damião – Psicóloga.
3. MANUTENÇÃO, RENOVAÇÃO, INVESTIMENTOS.
- Manutenção normal dos computadores e das máquinas de corte e costura, pintura da quadra, etc.
Nº alunos por dia | Atendimento semanal | Atendimento mensal | Total anual | ||||
Segundo Tempo – Manhã fevereiro – dezembro | |||||||
60 | 60×5= 300 | 300×4=1200 | 1200×11=13.200 | ||||
Segundo Tempo – Tarde fevereiro dezembro | |||||||
80 | 80×5=400 | 400×4=1600 | 1600×11=17.600 | ||||
193 | Esporte: formação socioeducativa do cidadão do amanhã (Futsal e taekwondo) | ||||||
193×4= 772 772×4= 3.088 3.088×11= 27.792 | |||||||
Informática | |||||||
21 | 21×5= 126 | 126×4=504 | 504×3=1.512 | ||||
Corte e costura | |||||||
12 | 12×3=36 | 36×4=144 | 144×10=1.440 | ||||
Nº alunos | Atendimento semanal | Atendimento mensal | Total anual | ||||
Projeto Crer’ser fevereiro – dezembro | |||||||
53 | 53 | 53×12=636 | |||||
Psicólogo I fevereiro – dezembro | |||||||
5 | 5×1=5 | 5×4=20 | 20×11=220 | ||||
Psicólogo II fevereiro – dezembro | |||||||
10 10×1=10 10×4=40 40×11=440 | |||||||
Psicólogo II fevereiro – dezembro | |||||||
5 5×1=5 5×4=20 20×11=220 | |||||||
Psicopedagogia | |||||||
4 | 4×1=4 | 4×4=16 | 16×11=172 | ||||
Reforço escolar | |||||||
12 | 12×1=12 | 12×4= 48 | 48×10=120 | ||||
Total | |||||||
455 atendidos | 1.801 vezes | 7.775 vezes | 58.282 vezes | ||||
Outras atividades | |||||||
16 jogos por semana | Aluguel quadra (jogos) | 800×12=9.600 | |||||
320 (semanal) | 320×4=1.280 | 1.280×12=15.360 | |||||
Festas beneficentes 6 | (mais ou menos 144 pessoas nos eventos) | 860 pessoas | |||||
Excursões 2 | 2 ônibus de 50=100 | 100 pessoas | |||||
Aluguel solidários dos espaços 9 | Foram 9 aluguéis anuais | 995 pessoas |
Totalização das atividades oferecidas anuais
- Alunos do programa segundo tempo………………………………………………………………………………………..30.000
- Esporte: formação socioeducativa do cidadão do amanhã……………………………………………………………..27.79
- Conclusão de alunos dos cursos………………………………………………………………………………………………….2.952
- Atendimentos (psicológico, psicopedagógico e reforço escolar)………………………………………………………1.172
- Pessoas atendidas diretamente anualmente………………………………………………………………………………..61.916
- Pessoas atendidas indiretamente……………………………………………………………………………………………..185.745
- Aluguel da quadra………………………………………………………………………………….15.360 pessoas contempladas
- Festas beneficentes…………………………………………………………………………………860 pessoas contempladas
- Aluguel solidário dos espaços…………………………………………………………………..995 pessoas contempladas
- Excursões beneficentes……………………………………………………………………………100 pessoas contempladas
Total ………………………………………………………………………………………………………………………………………….17.315
5. FINANÇAS
- No ano 2014 foram gastos R$ 121.033,17(cento vinte e um mil trinta e três Reais e dez e sete centavos).
- Entraram aproximadamente R$ 54.010,00 em receitas próprias como doações de particulares, campanhas, ajudas da Obra Social Santo Antônio, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e dos rendimentos bancários.
- Através da Associação Glorieux chegou uma doação da Holanda de Brasil Op Weg de em total R$ 9.453,00 que está incluída nas doações da Associação Glorieux.
- A Associação Glorieux doou RS 79.453,00 – RS 9.453,00 = 70.000,00.
- Ingressos e gastos do projeto com o Ministério de esportes não estão incluídos, porque tem uma contabilidade e uma conta separada.
- No dia 27 de dezembro entrou R$ 20.000,00 da Empresa Patrus Transporte para o projeto com o Ministério de Esporte no ano 2015 (Lei de Incentivo ao Esporte).
- Numa conta separada entrou no mês de dezembro R$ 12.000,00 para o projeto do CMDCA que será realizada no ano 2015.
6. Conclusão
Percebemos que em 2014, a Instituição continuou cumprindo sua missão, se adequou à nova realidade, dando continuidade, o cenário vivenciado possibilitou sermos criativos, empreendedores e constatou-se continuidade ao que fora iniciado nos anos anteriores. O leque de parceiros e doadores foi ampliado. Aspiramos que para o ano de 2015 continuemos a dar grandes e bons resultados como ocorrido neste ano findado, mantendo sempre a seriedade, qualidade, compromisso e respeito com a comunidade atendida.