Plano de Ação Anual – 2016
Entidade: Obra Social Glorieux | ||||
CNPJ: 10.634.704/0001-70 | DDD/Telefone: (31) 3511-2100 | |||
Código e descrição da Atividade Econômica principal (e secundária): PRINCIPAL 1450: Doações da Associação Glorieux SECUNDÁRIAS 1440: Doações de pessoas jurídicas 1430: Doações de pessoas físicas 1330: Campanhas/festas/fundos 1510: Projeto de Judô | ||||
Endereço: Rua Dracena, 160 – Jd. das Alterosas 2ª Seção | ||||
Cidade: | UF: | CEP: | E-mail: | |
Betim | MG | 32.673.246 | obrasocialbetim@hotmail.com | |
Nome do representante legal: Antonius Johannes Maria Houdé | CPF: 015.048.396-17 | |||
CI/Órgão expedidor: | Cargo: | Mandato: 18 de outubro de 2014 a 31 de outubro de 2017 | ||
CIMCRE/CGPMAF | Presidente | |||
Endereço residencial: Rua Dracena, 160 – Jd. Das Alterosas 2ª Seção – Betim – MG | ||||
CEP: 32.673-246 | DDD/Telefone: | E-mail: | ||
(31) 3511-2100 | obrasocialbetim@hotmail.com | |||
Descreva os conselhos nos quais a entidade possui inscrição: Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA); Representante do usuário no Conselho Municipal da Saúde. |
a) A promoção da assistência social, em especial de crianças, adolescentes, jovens e idosos, assim como o desenvolvimento de atividades nas áreas da cultura, da educação e do esporte, como também a orientação e apoio sócio familiar.
b) Facilitar acompanhamento e orientação psicológica às pessoas de baixa renda que precisam dessa ajuda.
c) Apoiar crianças, adolescentes, jovens e adultos que passam por dificuldades no ensino escolar, como também o apoio sócio educativo em meio aberto.
d) Executar atividades relativas a projetos que vissem o desenvolvimento local e regional integrado e sustentável.
e) Desenvolver projetos de integração ao mercado de trabalho e facilitar ações de qualificações e requalificação profissional para jovens e adultos.
f) Promover a cidadania, a democracia e a ética, a superação das desigualdades de gênero, idade, raça, etnia e a garantia dos direitos humanos em geral e o respeito à vida na perspectiva de uma cultura de paz e solidariedade.
g) Promover e/ou participar de ações de combate à pobreza, orientação e promoção da segurança alimentar e nutricional.
h) Promoção de voluntariado.
i) Abrir espaço para que o poder público possa atender grupos risco no bairro.
j) Articular com órgãos das diversas esferas de governo e entidades privadas nacionais e internacionais, com vistas à execução de suas atividades.
- Práticas esportivas
- Artes maciais
- Atividades de Recreação
- Oficinas de convívio e socialização
- Desenvolvimento humano (cursos)
FONTE | VALOR ANUAL (R$) |
Associação Glorieux | 52.150,00 |
Doações Pessoas Jurídicas | 20.000,00 |
Doações pessoas físicas | 22.000,00 |
Campanhas/festas/fundos | 22.000,00 |
Fundo da Infância e da Adolescência | 43.200,00 |
Projeto patrocinado pelas Lojas Renner | 76.000,00 |
Doação da Apsa (Associação Pão de Santo Antonio) | 20.000,00 |
Convênio com o Estado de Minas Gerais | 54.818,92 |
TOTAL GERAL | 310.168,92 |
RECURSOS FÍSICOS | QUANTIDADE |
Sala de secretaria | 01 |
Sala de Atendimento individualizado | 02 |
Sala de coordenação | 01 |
Sala de Informática | 01 |
Sala de corte costura e multiuso | 01 |
Sala de bazar beneficente | 01 |
Sala de atendimento psicológico | 01 |
Sala de terapias naturais | 01 |
Depósitos de matérias diversos | 03 |
Canil | 01 |
Área de jardim | 01 |
Área de limpeza | 01 |
RECURSOS MATERIAIS PERMANENTES | QUANTIDADE |
Computadores com acesso a internet | 22 |
Automóvel | 01 |
Data show | 02 |
Notebook | 01 |
Mesas de plástico | 40 |
Cadeiras | 183 |
Sinucas | 02 |
Cadeiras de ferro | 17 |
Mesas de ferro | 10 |
Tatames | 30 |
Utensílios de cozinha | 40 peças |
Máquina de lavar | 01 |
Freezers | 02 |
Geladeira | 01 |
Máquinas de costura | 10 |
Televisão | 01 |
Aparelho de DVD | 01 |
Caixa de som amplificada | 02 |
Microfones | 03 |
NOME | CARGO/FUNÇÃO | VÍNCULO | HORAS SEMANAIS |
Danilso Carlos Estevão | Coordenador/Captador de Recursos | CLT | 44 |
Vando Rosa de Mendonça | Vice-coordenador | voluntário | 2x na semana |
Heládio Firmino Rodrigues | Vice-coordenador | Voluntário | 2x na semana |
Julie Anne de Araújo Santos | Taekwondo | CLT | 14 |
Rhuan Denner Costa Lopes | Professor de Futsal | CLT | 12 |
Ilda Gomes Pinto Serviços | Serviços gerais | CLT | 44 |
Aldeni Antonia de Oliveira | Instrutora Corte e costura | Autônoma | 2 dias |
Laura Ribeiro Lima | Estagiária do Programa Segundo Tempo | Parceria | 20 |
Gisley da Silva | Coordenador do Programa Segundo (manhã) | Parceria | 20 |
Keila Batista | Estagiário do Programa Segundo Tempo | Parceria | 20 |
Miriene Alves Balbino | Atendimento bazar | Voluntária | 2 dias alternados |
Maria de Fátima Rodrigues Gonçalves | Festas e eventos | Voluntária | Esporadicamente |
Elisete Fernandes Queiroz Silva | Festas e eventos | Voluntária | Esporadicamente |
Geraldo Cristino Gonçalves | Festas e eventos | Voluntária | Esporadicamente |
Eliane Ramos | Autônoma | Acupunturista | 1 dia |
Heládio Firmino Rodrigues | Psicólogo | Voluntário | 1 dia |
Diovani Charles França | Psicólogo | Autônomo | 1 dia |
Lúcia Augusta de Rezende | Psicóloga | Autônomo | 1 dia |
Heládio Firmino Rodrigues | Coordenador projeto Crescer | Voluntário | 1x ao mês |
Jéssica Wrarne | Professor de reforço escolar | Autônoma | 2 dias |
Luciano de Almeida | Instrutor de Informática | Parceiro | 40 |
1 – TIPOLOGIA | ||||
(X) Proteção Social Básica ( ) Proteção Social Especial Média Complexidade ( ) Proteção Social Especial Alta Complexidade ( ) Assessoramento (X) Defesa de Direitos |
2 – DESCRIÇÃO | ||||
1.1 Programa Segundo Tempo: Programa: Programa de inclusão social do governo federal gerenciado pela Prefeitura local tem como objetivo democratizar a prática à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. 1.2 Esporte e vida: educação para a cidadania: um projeto de inclusão social aprovado via Fundo da criança e do adolescente (FIA). Tem como objetivo principal proporcionar aos moradores de Betim, em especial da região Alterosas, a prática esportiva orientada por profissionais capacitados, de forma a criar um ambiente de inclusão social e aprendizado de valores por meio do esporte, na modalidade de Judô. 1.3 Atendimentos de Psicologia: programa de inclusão social de pessoas de baixa renda atendidas pela Obra Social Glorieux e demandados de outros equipamentos e do entorno. 1.4 Atendimentos de Psicopedagogia: programa de inclusão social de pessoas de baixa renda atendidas pela Obra Social Glorieux e demandados de outros equipamentos e do entorno. 1.5 Curso de Corte e costura: programa de inclusão social com objetivo de inserção no mercado de trabalho e possibilidades de autonomia na renda familiar. 1.6 Projeto Cres’cer: Projeto de inclusão social de jovens executado por uma equipe multidisciplinar em que se tem como alvo o projeto de vida dos participantes. 1.7 Atendimento de Acupuntura: atendimentos com possibilidade de melhora na saúde das pessoas de baixa renda. 1.8 Curso de Informática: programa social que contempla o Conhecimento e domínio das tendências digitais como ferramentas para melhor inserção no mercado de trabalho e mundo informatizado. 1.9 Reforço escolar: atendimentos destinado ao reforço e aprendizagem escolar. 1.10 Utilização dos espaços pela comunidade nos finais de semana: com o objetivo de gerar receitas para serem revertidas nas atividades sociais da Instituição. 1.11 Atividades diversas promovidas pela Instituição: com o objetivo de gerar receitas para serem revertidas nas atividades de manutenção da Organização Social. |
2 – PÚBLICO ALVO | ||||
1.2 Programa Segundo Tempo: crianças e adolescentes, nas quais as atividades consistem em aulas de Futsal, vôley e recreação, contemplando crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade e risco social. 1.2 Esporte e vida: educação para a cidadania: projeto com duração de 6 meses que contemplará 163 crianças do bairro Alterosas e entorno em estado de vulnerabilidade e risco social. 1.3 Atendimentos de psicologia: O trabalho psicológico será realizado com crianças, adolescentes e adultos de diversas faixas etárias, para a promoção da saúde mental (depressão, ansiedade, fobias, transtornos do comportamento, etc.) e emocional dos grupos, indivíduos e/ou família. 1.4 Atendimentos de Psicopedagogia: Contemplará crianças e adolescentes com diversificadas dificuldades de aprendizagem. 1.5 Curso Corte e costura: Contemplará pessoas de baixa renda para inclusão/inserção no mercado de trabalho como possibilidade de renda extra. 1.6 Projeto Cres’cer: Público alvo jovens em estado de vulnerabilidade e risco social. 1.7 Acupuntura: Pessoas de todas as faixas etárias com o intuito de contribuir na melhora da saúde das pessoas, sendo uma possibilidade a mais de interação e de agregação da medicina alternativa. 1.8 Informática: adolescentes, jovens e adultos vindos das escolas do entorno e dos bairros atendidos pelo parceiro principal, o SENAC. 1.9 Reforço escolar: adolescentes e jovens. 1.10 Utilização dos espaços pela comunidade nos finais de semana: recepções diversas: comemorações de aniversários, casamentos e eventos diversos: contemplando todas as idades: crianças, adolescentes, jovens e adultos. 1.11 Atividades diversas promovidas pela Instituição: jogos, excursões contemplando todas as idades: crianças, adolescentes, jovens e adultos. |
3 – CAPACIDADE DE ATENDIMENTO | ||||
Almejado (anual) (Há capacidade para os seguintes atendimentos) 1.1 Programa Segundo Tempo: 200 alunos 1.2 Esporte: Formação socioeducativa para o cidadão do amanhã: 158 alunos 1.3 Esporte e vida: educação para a cidadania: 100 alunos 1.4 Atendimentos de psicologia: 50 clientes 1.5 Atendimentos de Psicopedagogia: 10 clientes 1.6 Curso Corte e costura: 30 alunos 1.7 Projeto Cres’cer: 60 jovens 1.8 Acupuntura: 30 clientes 1.9 Informática: 42 alunos 1.10 Reforço escolar: 40 clientes 1.11 Utilização dos espaços pela comunidade nos finais de semana: 1.438 pessoas 1.11 Atividades diversas promovidas pela Instituição: 3.190 pessoas Real 1.1 Programa Segundo Tempo: 170 alunos 1.2 Esporte: Formação socioeducativa para o cidadão do amanhã: 158 alunos 1.3 Esporte e vida: educação para a cidadania: 100 alunos 1.4 Atendimentos de psicologia: 50 clientes 1.5 Atendimentos de Psicopedagogia: 10 clientes 1.6 Curso Corte e costura: 30 alunos 1.7 Projeto Cres’cer: 60 jovens 1.8 Acupuntura: 30 clientes 1.9 Informática: 42 alunos 1.10 Reforço escolar: 15 alunos 1.11 Utilização dos espaços pela comunidade nos finais de semana: 1.438 pessoas 1.12 Atividades diversas promovidas pela Instituição: 3.185 pessoas |
Totalização das atividades (esportivas, culturais e educacionais):
5 – OBJETIVOS | ||||
Os objetivos dos programas e serviços são os mesmo do item ponto 2 (vide). |
6 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES | ||||
Descrição das Atividades | Periodicidade das Atividades / Duração | Mês / Ano Inicial | Mês / Ano Final | |
Futsal I Vôley Recreação Judô Taekwondo Psicologia I Psicologia II Psicologia III Psicopedagogia Corte e costura Informática Acupuntura Reforço escolar | 1x por semana (segunda, terça, quarta, quinta e sexta: manhã: 9h00 às 9h50; 10h00 às 10h50; 3x por semana (segunda, terça, quarta e quinta: 7h00 às 7h50; 8h00 às 8h50); 5x por semana: tarde (segunda, terça, quarta, quinta e sexta: (13h00 às 17h00); 2x por semana: manhã (terça e quinta: 8h30 às 9h30; 9h40 às 10h40); tarde: 13h30 às 14h30; 14h40 às 15h40; 2x por semana: noite (segunda e quarta: 17h40 às 18h40; 1x por semana: tarde e noite (quinta-feira): 13h20 às 14h20; 14h20 às 15h20; 15h20 às 16h20; 16h20 às 17h20; 17h20 às 18h20; 1x por semana: manhã (terça-feira): 8h00 às 9h00; 9h00 às 10h00; 10h00 às 11h00; 11 às 12h00; 1x por semana: manhã (segunda-feira): 8h00 às 9h00; 9h00 às 10h00; 10h00 às 11h00; tarde: 13h00 às 14h00; 14h às 15h00; 15h00 às 16h00; 1x por semana: manhã (sexta: 7h00 às 7h50; 8h00 às 8h50; 9h00 às 9h50; tarde: 13h00 às 13h50;14h00 às 14h50; 15h00 às 15h50; 2x por semana: manhã: (terça e quinta: 8h00 às 11h00); 5x por semana: manhã (segunda, terça, quarta, quinta e sexta: 7h00 às 11h00; tarde: 13h00 às 17h00; 2x por semana: manhã (segunda-feira: 8h00 às 8h30; 8h30 às 9h30; 9h30 às 10h; 10h às 10h30; 10h30 às 11h00; tarde: 13h00 às 13h30; 13h30 às 14h00; 14h00 às 14h30; 14h30 às 15h00; 15h00 às 15h30; 15h30 às 16h00; 16h00 às 16h30 às 17h00; 17h00 às 17h30; 17h30 às 18h00; 18h00 às 18h30; 18h30 às 19h00). 4x semana: tarde (segunda, terça, quarta e quinta: 13h30 às 14h20; 14h20 às 15h10; 15h20 às 16h30. | 02/2016 | 12/2016 |
7 – RECURSOS FINANCEIROS A SEREM UTILIZADOS | ||||
Os recursos financeiros são os mesmo do ítem ORIGEM DOS RECURSOS: R$ 310.168,92. | ||||
8 – RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS | ||||
Os recursos humanos envolvidos na execução dos projetos e dos programas da Obra Social Glorieux são os mesmos do item ponto 3. | ||||
9 – ABRANGÊNCIA TERRITORIAL | ||||
Os programas e projetos executados pela Obra Social Glorieux abrange sempre os bairros Jardim das Alterosas 1ª e 2ª Seções, Cruzeiro do Sul, Itacolomi e Senhora de Fátima. Não obstante por causa da demanda que vem crescendo a mesma não deixar de atender bairros do entorno e de outros bairros que fazem parte do município de Betim. | ||||
10 – DEMONSTRAÇÃO DA FORMA DE PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS E OU ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM TODAS AS ETAPAS DO PLANO | ||||
O trabalho é realizado de forma pedagógica com a diretoria da Instituição, com o captador de recursos e a auxiliar administrativa levando em conta sempre o que foi discutido nas reuniões periódicas e avaliações de cada projeto ou programa. O trabalho é realizado desta forma visto que foi a maneira que a Instituição encontrou para simplificar o processo de construção do plano e por que acredita ser esta a forma mais eficaz de se realizar tal construção. A avaliação de cada projeto ou programa é realizada de forma sistemática mensalmente. | ||||
11 – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO | ||||
O sistema de avaliação de monitoramento dos programas acontece tanto por parte da entidade proponente como por parte da financiadora/conveniada/parceira. Para tanto são utilizadas listas de presença, reuniões, relatórios e visitas técnicas e periódicas tanto do financiador como do proponente para se saber como está o andamento das atividades programadas e onde se tem o que melhorar tendo em vista o plano de atividade de cada programa/projeto. | ||||
Conclusão Após análises, percebemos que com todos os desafios a Instituição está indo em bom caminho. conquistado. Neste sentido, aspiramos continuar mantendo nosso trabalho. |