Plano de Ação Anual – 2016

Plano de Ação Anual – 2016

Palavra do Presidente
Com alegria apresentamos o plano de ação para 2016.
O programa 2º tempo funcionará initerruptamente durante todo o ano.
As doações originadas tanto da Apsa (Associação Pão de Santo Antônio) e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus podemos contar todo o ano corrente.
Dois (2) projetos os quais foram aprovados para serem executados este ano serão executados:
Esporte: Formação socioeducativo do cidadão do amanhã, aprovado via Lei de incentivo ao Esporte, patrocinado pelas lojas Renner; Esporte e vida: educação para a cidadania, aprovado via FIA (Fundo da Criança e Adolescente).
Também, por meio da Apsa (Associação Pão de Santo Antonio) a Instituição contará com um valor de R$ 20.000, equivalente ao prêmio São Francisco de Assis, destinado para aquisição de um equipamento de som e renovação dos pisos.
Por meio de uma emenda parlamentar a Instituição foi contemplada por meio de  valor em dinheiro para aquisição de um veículo a ser comprado no corrente ano.
Os eventos/festas/excursões irão se concretizar da melhor forma possível.
Para 2016, a Obra contará novos funcionários: Miriene Alves Balbino (auxiliar administrativa, em substituição à Elisete Fernandes Queiroz e Silva) e Ilda Gomes Pinto (para os serviços gerais da Instituição, Rhuan Denner Costa Lopes (Professor de Futsal) e Julie Anne de Araújo  Santos (Instrutora de Taekwondo).
O Curso de corte, os atendimentos psicológicos, psicopedagógicos, reforço escolar e acupuntura também serão concretizados.
Esperamos, também que o projeto de Judô via parceria PELC (Programa Lazer da Cidade) venha fazer parte da Instituição ainda este ano, bem como o curso de Informática via parceria SENAC ou por meio de outros parceiros.
 
Antonius Johannes Maria Houdé
I – IDENTIFICAÇÃO:
Entidade:
Obra Social Glorieux
 
CNPJ: 10.634.704/0001-70
DDD/Telefone: (31) 3511-2100
 
 
Código e descrição da Atividade Econômica principal (e secundária):
 
PRINCIPAL
 
1450: Doações da Associação Glorieux
 
SECUNDÁRIAS
 
1440: Doações de pessoas jurídicas
1430: Doações de pessoas físicas
1330: Campanhas/festas/fundos
1510: Projeto de Judô
 
Endereço: Rua Dracena, 160 – Jd. das Alterosas 2ª Seção
 
Cidade:
UF:
CEP:
E-mail:
 Betim
 MG
 32.673.246
obrasocialbetim@hotmail.com
Nome do representante legal:
Antonius Johannes Maria Houdé
CPF: 015.048.396-17
 
 
CI/Órgão expedidor:
Cargo:
Mandato: 18  de outubro de 2014  a 31 de outubro de 2017
 CIMCRE/CGPMAF
 Presidente
 
Endereço residencial: Rua Dracena, 160 – Jd.  Das Alterosas 2ª Seção – Betim – MG
  
CEP: 32.673-246
DDD/Telefone:
E-mail:
 
 (31) 3511-2100
obrasocialbetim@hotmail.com
Descreva os conselhos nos quais a entidade possui inscrição:
 
Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA); Representante do usuário no Conselho Municipal da Saúde.
 
 
II – FINALIDADES ESTATUTÁRIAS:
 
A Obra Social Glorieux tem por finalidade fomentar, estimular, subsidiar, apoiar e proteger, além de assessorar, planejar e executar qualquer atividade relativa às políticas de caráter público e privado, voltado para o desenvolvimento humano, tais como:

a)      A promoção da assistência social, em especial de crianças, adolescentes, jovens e idosos, assim como o desenvolvimento de atividades nas áreas da cultura, da educação e do esporte, como também a orientação e apoio sócio familiar.

b)     Facilitar acompanhamento e orientação psicológica às pessoas de baixa renda que precisam dessa ajuda.

c)      Apoiar crianças, adolescentes, jovens e adultos que passam por dificuldades no ensino  escolar, como também o apoio sócio educativo em meio aberto.

d)     Executar atividades relativas a projetos que vissem o desenvolvimento  local e regional integrado e sustentável.

e)      Desenvolver projetos de integração ao mercado de trabalho e facilitar ações de qualificações e requalificação profissional para jovens e adultos.

f)       Promover a cidadania, a democracia e a ética, a superação das desigualdades de gênero, idade, raça, etnia e a garantia dos direitos humanos em geral e o respeito à vida na perspectiva de uma cultura de paz e solidariedade.

g)     Promover e/ou participar de ações de combate à pobreza, orientação e promoção da segurança alimentar e nutricional.

h)     Promoção de voluntariado.

i)       Abrir espaço para que o poder público possa atender grupos risco no bairro.

j)       Articular com órgãos das diversas esferas de governo e entidades privadas nacionais e internacionais, com vistas à execução de suas atividades.

 
III – OBJETIVOS:
 
3.1 OBJETIVO GERAL:
 
Promover o protagonismo de pessoas em estado de vulnerabilidade social por meio do esporte, educação, cultura e profissionalização impactando numa sociedade mais justa e humana.
 
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 
  • Práticas esportivas
  • Artes maciais
  • Atividades de Recreação
  • Oficinas de convívio e socialização
  • Desenvolvimento humano (cursos)
IV – ORIGEM DOS RECURSOS:
 
FONTE
VALOR ANUAL (R$)
Associação Glorieux
52.150,00
                            Doações Pessoas Jurídicas
20.000,00
                            Doações pessoas físicas
22.000,00
                            Campanhas/festas/fundos
22.000,00
                     Fundo da Infância e da Adolescência
43.200,00
                   Projeto patrocinado pelas Lojas Renner
76.000,00
Doação da Apsa (Associação Pão de Santo Antonio)
20.000,00
Convênio com o Estado de Minas Gerais
54.818,92
 
 
TOTAL GERAL
310.168,92
 
 
V – INFRAESTRUTURA
1 – Recursos Físicos:
RECURSOS FÍSICOS
QUANTIDADE
Sala de secretaria
01
Sala de Atendimento individualizado
02
Sala de coordenação
01
Sala de Informática
01
Sala de corte costura e multiuso
01
Sala de bazar beneficente
01
Sala de atendimento psicológico
01
Sala de terapias naturais
01
Depósitos de matérias diversos
03
Canil
01
Área de jardim
01
Área de limpeza
01

 

2 – Recursos Materiais:
RECURSOS MATERIAIS PERMANENTES
QUANTIDADE
Computadores com acesso a internet
22
Automóvel
01
Data show
02
Notebook
01
Mesas de plástico
40
Cadeiras
183
Sinucas
02
Cadeiras de ferro
17
Mesas de ferro
10
Tatames
30
Utensílios de cozinha
40 peças
Máquina de lavar
01
Freezers
02
Geladeira
01
Máquinas de costura
10
Televisão
01
Aparelho de DVD
01
Caixa de som amplificada
02
Microfones
03

 

3 – Recursos Humanos:
NOME
CARGO/FUNÇÃO
VÍNCULO
HORAS SEMANAIS
Danilso Carlos Estevão
Coordenador/Captador de Recursos
CLT
44
Vando Rosa de Mendonça
Vice-coordenador
voluntário
2x na semana
Heládio Firmino Rodrigues
Vice-coordenador
Voluntário
2x na semana
Julie Anne de Araújo   Santos
Taekwondo
CLT
14
Rhuan Denner Costa Lopes
Professor de Futsal
CLT
12
Ilda Gomes Pinto Serviços
Serviços gerais
CLT
44
Aldeni Antonia de Oliveira
Instrutora Corte e costura
Autônoma
2 dias
Laura Ribeiro Lima
Estagiária do Programa Segundo Tempo
Parceria
20
Gisley da Silva
Coordenador do Programa Segundo (manhã)
Parceria
20
Keila Batista
Estagiário do Programa Segundo Tempo
Parceria
20
Miriene Alves Balbino
Atendimento bazar
Voluntária
2 dias  alternados
Maria de Fátima Rodrigues Gonçalves
Festas e eventos
Voluntária
 
Esporadicamente
Elisete Fernandes Queiroz Silva
Festas e eventos
Voluntária
Esporadicamente
Geraldo Cristino Gonçalves
Festas e eventos
Voluntária
Esporadicamente
Eliane Ramos
Autônoma
Acupunturista
1 dia
Heládio Firmino Rodrigues
Psicólogo
Voluntário
1 dia
Diovani Charles França
Psicólogo
Autônomo
1 dia
Lúcia Augusta de Rezende
Psicóloga
Autônomo
1  dia
Heládio Firmino Rodrigues
Coordenador projeto Crescer
Voluntário
1x ao mês
Jéssica Wrarne
Professor de reforço escolar
Autônoma
2 dias
Luciano de Almeida
Instrutor de Informática
Parceiro
40
 
 
VI – IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS E BENEFÍCIOS SOCIOASSISTENCIAIS:
1 – TIPOLOGIA
 
(X) Proteção Social Básica
(  ) Proteção Social Especial Média Complexidade
(  ) Proteção Social Especial Alta Complexidade
(  ) Assessoramento
(X) Defesa de Direitos

                                                                                         

 
2 – DESCRIÇÃO
 
1.1   Programa Segundo Tempo: Programa: Programa de inclusão social do governo federal gerenciado pela Prefeitura local tem como objetivo democratizar a prática à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
 
1.2    Esporte e vidaeducação para a cidadania: um projeto de inclusão social aprovado via Fundo da criança e do adolescente (FIA). Tem como objetivo principal proporcionar aos moradores de Betim, em especial da região Alterosas, a prática esportiva orientada por profissionais capacitados, de forma a criar um ambiente de inclusão social e aprendizado de valores por meio do esporte, na modalidade de Judô.
 
1.3   Atendimentos de Psicologia: programa de inclusão social de pessoas de baixa renda atendidas pela Obra Social Glorieux e demandados de outros equipamentos e do entorno.
 
1.4   Atendimentos de Psicopedagogia: programa de inclusão social de pessoas de baixa renda atendidas pela Obra Social Glorieux e demandados de outros equipamentos e do entorno.
 
1.5 Curso de Corte e costura: programa de inclusão social com objetivo de inserção no mercado de trabalho e possibilidades de autonomia na renda familiar.
 
1.6 Projeto Cres’cer: Projeto de inclusão social de jovens executado por uma equipe multidisciplinar em que se tem como alvo o  projeto de vida dos participantes.
 
1.7 Atendimento de Acupuntura: atendimentos com possibilidade de melhora na saúde das pessoas de baixa renda.
 
1.8 Curso de Informática: programa social que contempla o Conhecimento e domínio das tendências digitais como ferramentas para melhor inserção no mercado de trabalho e mundo informatizado.
 
1.9 Reforço escolar:  atendimentos destinado ao reforço e aprendizagem escolar.
 
1.10 Utilização dos espaços pela comunidade nos finais de semana:  com o objetivo de gerar receitas para serem revertidas  nas atividades sociais da Instituição.
 
1.11 Atividades diversas promovidas pela Instituição: com o objetivo de gerar receitas para serem revertidas nas atividades de manutenção da Organização Social.

     

2 – PÚBLICO ALVO
 
 
1.2 Programa Segundo Tempo: crianças e adolescentes, nas quais as atividades consistem em aulas de Futsal, vôley e recreação, contemplando crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade e risco social.
 
1.2 Esporte e vidaeducação para a cidadania: projeto com duração de 6 meses  que contemplará 163 crianças   do bairro Alterosas e entorno  em estado de vulnerabilidade e risco social.
1.3 Atendimentos de psicologia: O trabalho psicológico será realizado com crianças, adolescentes e adultos de diversas faixas etárias, para a promoção da saúde mental (depressão, ansiedade, fobias, transtornos do comportamento, etc.) e emocional dos grupos, indivíduos e/ou família.
1.4 Atendimentos de Psicopedagogia: Contemplará crianças e adolescentes com diversificadas dificuldades de aprendizagem.
1.5 Curso Corte e costura: Contemplará pessoas de baixa renda para inclusão/inserção no mercado de trabalho como possibilidade de renda extra.
1.6 Projeto Cres’cer: Público alvo jovens em estado de vulnerabilidade e risco social.
1.7 Acupuntura: Pessoas de todas as faixas etárias  com o intuito de contribuir na melhora da saúde das pessoas, sendo uma possibilidade a mais de interação e de agregação da  medicina alternativa.
 
1.8 Informática: adolescentes, jovens e adultos vindos das escolas do entorno e dos bairros atendidos pelo parceiro principal, o SENAC.
1.9 Reforço escolar:  adolescentes e jovens.
 
1.10 Utilização dos espaços pela comunidade nos finais de semana:  recepções diversas: comemorações de aniversários, casamentos e eventos diversos:  contemplando todas as idades: crianças, adolescentes, jovens e adultos.
 
1.11 Atividades diversas promovidas pela Instituição: jogos, excursões contemplando todas as idades: crianças, adolescentes, jovens e adultos.

 

3 – CAPACIDADE DE ATENDIMENTO
 
 
Almejado (anual) (Há capacidade para os seguintes atendimentos)
1.1 Programa Segundo Tempo: 200 alunos
1.2 Esporte: Formação socioeducativa para o cidadão do amanhã: 158 alunos
1.3 Esporte e vidaeducação para a cidadania: 100 alunos
1.4 Atendimentos de psicologia: 50 clientes
1.5 Atendimentos de Psicopedagogia: 10 clientes
1.6 Curso Corte e costura: 30 alunos
1.7 Projeto Cres’cer: 60 jovens
1.8 Acupuntura: 30 clientes
1.9 Informática: 42 alunos
1.10 Reforço escolar: 40 clientes
1.11 Utilização dos espaços pela comunidade nos finais de semana:  1.438 pessoas
1.11  Atividades diversas promovidas pela Instituição: 3.190 pessoas
 
Real
1.1 Programa Segundo Tempo: 170 alunos
1.2 Esporte: Formação socioeducativa para o cidadão do amanhã: 158 alunos
1.3 Esporte e vidaeducação para a cidadania: 100 alunos
1.4 Atendimentos de psicologia: 50 clientes
1.5 Atendimentos de Psicopedagogia: 10 clientes
1.6 Curso Corte e costura: 30 alunos
1.7 Projeto Cres’cer: 60 jovens
1.8 Acupuntura: 30 clientes
1.9 Informática: 42 alunos
1.10 Reforço escolar: 15 alunos
1.11 Utilização dos espaços pela comunidade nos finais de semana:   1.438 pessoas
1.12 Atividades diversas promovidas pela Instituição: 3.185 pessoas

 

Totalização das atividades (esportivas, culturais e educacionais):

Pessoas atendidas diretamente anualmente……………………………………………………………5.288
Pessoas atendidas indiretamente  ……………………………………………………………………….15.864
Obs: A somatória total que é levada em consideração é somente a real e não a almejada.
 
5 – OBJETIVOS
 
 
Os objetivos dos programas e serviços são os mesmo do item ponto 2 (vide).

 

6 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
 
Descrição das Atividades
Periodicidade das Atividades / Duração
Mês / Ano Inicial
Mês / Ano
Final
 
Futsal I
 
 
 
 
 
Vôley
 
 
Recreação
 
 
 
 
Judô
 
 
 
 
 
Taekwondo
 
 
 
 
 
Psicologia I
 
 
 
 
 
Psicologia II
 
 
 
 
 
Psicologia III
 
 
 
 
 
Psicopedagogia
 
 
 
 
 
Corte e costura
 
 
 
 
Informática
 
 
 
 
 
 
 
Acupuntura
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Reforço escolar
 
1x por semana (segunda, terça, quarta, quinta e sexta: manhã: 9h00 às 9h50;
10h00 às 10h50;
 
3x por semana (segunda, terça, quarta e quinta: 7h00 às 7h50; 8h00
às 8h50);
 
5x por semana: tarde (segunda, terça, quarta, quinta e sexta: (13h00 às 17h00);
 
 
2x por semana: manhã (terça e quinta: 8h30 às 9h30; 9h40 às 10h40); tarde: 13h30 às 14h30; 14h40 às 15h40;
 
 
2x por semana: noite (segunda e quarta: 17h40 às 18h40;
 
 
1x por semana: tarde e noite (quinta-feira): 13h20 às 14h20; 14h20 às 15h20; 15h20 às 16h20; 16h20 às 17h20; 17h20 às 18h20;
 
 
1x por semana: manhã (terça-feira): 8h00 às 9h00; 9h00 às 10h00; 10h00 às 11h00; 11 às 12h00;
 
 
1x por semana: manhã (segunda-feira): 8h00 às 9h00; 9h00 às 10h00;  10h00 às 11h00; tarde: 13h00 às 14h00; 14h às 15h00; 15h00 às 16h00;
 
 
1x por semana: manhã (sexta: 7h00 às 7h50; 8h00 às 8h50; 9h00 às 9h50; tarde: 13h00 às 13h50;14h00 às 14h50; 15h00 às 15h50;
 
 
2x por semana: manhã: (terça e quinta: 8h00 às 11h00);
 
 
 
 
5x por semana: manhã (segunda, terça, quarta, quinta e sexta: 7h00 às 11h00; tarde: 13h00 às 17h00;
 
 
2x por semana: manhã
(segunda-feira: 8h00 às 8h30; 8h30 às 9h30; 9h30 às 10h; 10h às 10h30; 10h30 às 11h00; tarde: 13h00 às 13h30; 13h30 às 14h00; 14h00 às 14h30; 14h30 às 15h00; 15h00 às 15h30; 15h30 às 16h00; 16h00 às 16h30 às 17h00; 17h00 às 17h30; 17h30 às 18h00; 18h00 às 18h30; 18h30 às 19h00).
 
4x semana: tarde (segunda, terça, quarta e quinta: 13h30 às 14h20; 14h20 às 15h10; 15h20 às 16h30.
 
 
 
 
02/2016
12/2016

 

7 – RECURSOS FINANCEIROS A SEREM UTILIZADOS
 
Os recursos financeiros são os mesmo do  ítem ORIGEM DOS RECURSOS: R$ 310.168,92.
 
8 – RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS
 
Os recursos humanos envolvidos na execução dos projetos e dos programas da Obra Social Glorieux são os mesmos do item ponto 3.
 
9 – ABRANGÊNCIA TERRITORIAL
 
Os programas e projetos executados pela Obra Social Glorieux abrange sempre os bairros Jardim das Alterosas 1ª e 2ª Seções, Cruzeiro do Sul, Itacolomi e Senhora de Fátima. Não obstante por  causa da demanda que vem crescendo a mesma não deixar de atender bairros do entorno e de outros bairros que fazem parte do município de Betim.
 
10 – DEMONSTRAÇÃO DA FORMA DE PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS E OU ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM TODAS AS ETAPAS DO PLANO
 
O trabalho é realizado de forma pedagógica com a diretoria da Instituição, com o captador de recursos e a auxiliar administrativa levando em conta sempre o que foi discutido nas reuniões periódicas e avaliações de cada projeto ou programa. O trabalho  é realizado desta forma  visto que foi a maneira que a Instituição encontrou para simplificar o processo de construção do plano e por que acredita ser esta a forma mais eficaz de se realizar tal construção. A avaliação de cada projeto ou programa é realizada de forma sistemática mensalmente.
 
11 – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
 
O sistema de avaliação de monitoramento dos programas acontece tanto por parte da entidade proponente como por parte da financiadora/conveniada/parceira. Para tanto são utilizadas listas de presença, reuniões, relatórios e visitas técnicas e periódicas tanto do financiador como do proponente para se saber como está o andamento das atividades  programadas e onde se tem o que melhorar tendo em vista o plano de atividade de cada programa/projeto.
 
Conclusão
Após análises, percebemos que com todos os desafios a Instituição está indo em bom caminho. conquistado. Neste sentido, aspiramos continuar mantendo nosso trabalho.